Cozinha

Há mais de 2500 anos que a cozinha de um dos Estados mais antigos do mundo mantém as suas tradicionais receitas culinárias. Quase todos os pratos arménios têm a sua história e lenda que são transmitidas de geração em geração.

Mas a singularidade da cozinha arménia não reside só na capacidade de transmitir as combinações perfeitas dos ingredientes através dos séculos: da mãe para a filha e do pai para o filho, mas sim, na capacidade dos arménios em absorver o que há de melhor dos seus vizinhos, procurando chegar à perfeição.

Arménia encontra-se no cruzamento de rotas comerciais o que lhe permitiu conhecer a cozinha de muitos países, para além de que os próprios arménios se espalharam por todo o mundo, trazendo consigo para casa receitas dos cantos mais longínquos do mundo.

Da cozinha mediterrânea os arménios absorveram a grande quantidade de legumes e aprenderam a combiná-los harmoniosamente em mais diversos pratos. Oriente e os seus povos presentearam Arménia com molhos sofisticados e temperos exóticos. Turcos antigos, nómadas e conquistadores trouxeram carne grelhada no carvão, shashlik e kebab. Os povos da Ásia Central deram a conhecer aos arménios os pratos de grão e enriqueceram a sua cozinha com húmus e dolma.

Mas todos pratos “absorvidos” passaram pelo processo de otimização. Qualquer receita com o decorrer dos anos adquiriu o sotaque arménio e a alma do Cáucaso.